'Lava Jato'': Suíça bloqueia 377,6 milhões de euros em contas associadas à corrupção
https://www.oa.pt/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?idc=44373&related=1&ida=140445
''Lava Jato'': Suíça bloqueia 377,6 milhões de euros em contas associadas à corrupção
O Ministério Público da Suíça anunciou o bloqueio de 1,3 mil milhões de reais (cerca de 377,6 milhões de euros) existentes em contas de empresas e pessoas envolvidas no escândalo de corrupção que envolve a Petrobras (Operação ''Lava Jato'').
O bloqueio faz parte de um acordo de cooperação com o Ministério Público Federal, responsável pela investigação, explica o portal de informação luso-brasileiro Portugal Digital.
De acordo com as autoridades suíças, foram localizadas 300 contas, nas quais houve movimentação de milhões de dólares por ex-diretores da Petrobras e executivos das empreiteiras investigadas. Até ao momento, 390 milhões de reais já foram repatriados.
Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República anunciou o repatriamento de 139 milhões pertencentes ao ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. O dinheiro estava depositado em contas na Suíça e foi transferido para uma conta da Justiça Federal em Curitiba, responsável pelas investigações do ''Lava Jato'' na primeira instância, acrescenta a mesma fonte